Várias são as pessoas que desejam ter um sorriso bonito e natural, sendo muito comum que procurem a ajuda de um dentista após a perda de um ou mais dentes. A odontologia moderna possui diversas inovações, dentre as quais podemos citar o implante dentário, um verdadeiro sucesso quando o assunto é reabilitação bucal.

Na terceira idade, muitos homens e mulheres necessitam recuperar a autoestima e a confiança com um novo sorriso, sendo o implante uma das opções mais indicadas pelos ortodontistas. O procedimento é realizado em uma cirurgia sob anestesia, deixando o paciente completamente confortável e seguro durante a colocação das raízes artificiais.

O que é implante?

O implante dentário é um procedimento de inserção de suportes artificiais de metal para posteriormente fazer a instalação de uma prótese. A colocação da estrutura é feita de forma cirúrgica, sob anestesia, após uma avaliação completa da saúde das gengivas.
As raízes artificiais irão possibilitar a implementação de dentes de resina ou porcelana, em substituição à próteses comuns como a dentadura, promovendo maior conforto e segurança na hora de sorrir, falar e mastigar, além do excelente resultado estético.

Tipos de implante e suas diferenças

  • Implante ósseo integrado: esta é a opção mais recomendada pelos dentistas, pois os pinos de titânio são implatados diretamente no osso maxilar. A integração ao osso, ocorre dentro de quatro ou seis meses, para em seguida receber a prótese.
  • Implante zigomático: esta opção é recomendada para pacientes que tiveram reabsorções ósseas no maxilar. O procedimento é feito com anestesia geral e é indicado sempre que houver perda óssea severa.
  • Implante curto: este procedimento é indicado quando o paciente não possui estrutura óssea suficiente paca colocação de um implante convencional e não deseja fazer enxertos.

Vantagens de um implante

Após a colocação do implante o paciente estará apto à instalação da prótese, que irá promover a reabilitação bucal em todas as suas funções. A partir de então será possível sorrir, falar e mastigar com confiança e conforto, sem se preocupar com críticas ou inconvenientes. A melhora na estética irá elevar a autoestima, evitando problemas como isolamento social e depressão.